segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aviso aos navegantes

Existem pessoas que são apaixonadas por cruzeiros. Mas há também quem não suporte a idéia de passar sequer horas, o que dirá então DIAS a bordo de um navio em alto-mar. No entando, as viagens marítimas precisam ser consideradas na hora de marcar suas férias. Imagine ter toda a infra-estrutura dos resorts mais incríveis do mundo com a vantagem de estar sempre em movimento e de atracar em lugares diferentes, belíssimos? Como o assunto é polêmico, preparamos uma outra listinha com prós e contras para ajudar a decidir se vale ou não embarcar nesta aventura com a família.

Prós:

- Você encontra de tudo um pouco em um só lugar. Comércio, cardápios variados, academias de ginástica, áreas de lazer, salas de jogos, brinquedoteca, piscinas pequenas, médias, grandes, aquecidas, de água do mar, parede de escalada, minigolf, colônias de férias completas e muito mais.

- Um cruzeiro é ótimo para quem deseja se desligar dos problemas e stress do dia-a-dia. Uma deliciosa sensação de liberdade. Clima de férias e diversão total, o tempo todo.

- Depois cruzar de alguns dias com as mesmas pessoas, surgem amizades. Para filhos únicos, é uma bela oportunidade de ter outras crianças para brincar.

- Os funcionários que cuidam da sua mesa no restaurante e da sua cabine são sempre os mesmos. Pessoas extremamente gentis, atenciosas, dispostas a tudo para proporcionar a você e sua família as "melhores férias de todos os tempos".

- Todas as noites, o camareiro deixa um jornal informativo com a programação do dia seguinte, capaz de agradar a todos os gostos e idades.

- A palavra "diversão" é repetida como um "mantra" e você acaba se deixando levar pelo clima. E é para toda a família mesmo. Aulas de culinária ou esculturas de gelo, tratamentos de beleza, leilões de arte e shows de música ou dança no grande teatro do navio. Para quem gosta de arriscar a sorte, um imenso cassino.

- A programação noturna para os pais é intensa com boates, bares e bons filmes na telona.

- Para os papais aproveitarem a "night", se for o caso, a maioria dos navios costuma contar com serviço de baby-sitting que funciona normalmente até bem tarde.

- Para os pequenos, recreadores organizam da manhã à noite caças ao tesouro, bailes de máscaras, festas temáticas. Para a família curtir junta, jogos e brincadeiras nas piscinas, bingo, karaokê. É só escolher!

- Antes de desembarcar nas praias, você pode agendar os passeios que deseja fazer de dentro do próprio navio. Pode ser um pouco mais caro, mas é garantia de um tour com segurança e tranquilidade, principalmente se você estiver viajando com crianças pequenas.

- A alimentação normalmente está incluída no cruzeiro. Todas as refeições têm hora marcada e são de ótima qualidade, mas existem ainda restaurantes onde você pode fazer pequenos lanches ou pedir um "fast food" a qualquer hora do dia. Doces, bolos, sorvetes, hot-dogs, batata frita a vontade fazem um sucesso incrível com a garotada. (É, não espere assim... um menu muito saudável, não!)

- Muitos cruzeiros oferecem descontos especiais para crianças que estejam dividindo a cabine com dois adultos.

Contras:

- Passar vários dias a bordo de um navio em alto-mar pode realmente acordar a claustrofobia que existe em cada um de nós. As cabines costumam ser pequenas. E, se você é daqueles que sentem náuseas só de imaginar o balanço das ondas, melhor repensar se um cruzeiro é mesmo uma boa opção.

- Você pode enjoar também de cruzar todos os dias com as mesmas pessoas e achar meio constrangedor ter que se sentar todas as noites com os mesmos casais. Sim, em alguns cruzeiros, as mesas são escolhidas pela empresa. Em outros, os lugares não são marcados.

- O ritmo nem sempre é o seu. As paradas em praias e portos são bem mais curtas do que deveriam. Muitas vezes gostaríamos de conhecer melhor algumas ilhas, ou quando estamos no ponto alto de algum passeio, precisamos voltar correndo antes de o navio levantar âncora.

- Para os desavisados, as gorjetas as vezes podem pegar de surpresa ao fim do cruzeiro.

- A língua pode ser um contratempo se seu filho não fala inglês, por exemplo. A colônia pode não funcionar 100%.

- O cruzeiro, para alguns, é a realização de um sonho. Então, o clima de festa a bordo pode incomodar aquele que mais quer descanso, silêncio.

Dicas:

- Avalie bem a duração do cruzeiro. Para muita gente, um período de três dias será pequeno para desfrutar de toda a infra-estrutura do navio.

- Pesquise bastante os preços, que podem variar muito de uma companhia para outra, e principalmente o itinerário que mais vai agradar a sua família. Existe um cruzeiro para cada perfil. Uns mais "família", outros mais "fun and party".

- Convém escolher bem a data, para evitar períodos de chuvas/furacões e para não se surpreender e encontrar jovens americanos fazendo bagunça de sol a sol no feriado deles.

- Os navios são bastante seguros, mas, com crianças muito pequenas, melhor evitar cabines com varandas.

- Consulte o capítulo "O que levar - praia", e ótima diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário