quinta-feira, 9 de julho de 2009

Babás - esta é a questão

Conviver com filhos em tempo integral é uma delícia, mas dividir a tarefa com alguém pode ser bem interessante. Eis que surge a dúvida: levar ou não a babá? Nossa primeira dica é que antes de mais nada você estabeleça que tipo de viagem quer ter.
Você trabalha muito o ano inteiro e as férias são uma oportunidade para participar como nunca da rotina do seu filho? A idéia é estar junto, fazer tudo em família, todo o tempo? Ou você gostaria de sombra, água fresca... e, vez ou outra, escapar para um jantar romântico com o marido?
Bem, como o assunto divide opiniões, preparamos uma lista com prós e contras para ajudar na sua decisão.

Os Prós:

- Cuidar de criança dá trabalho. De criança pequena, então, mais ainda. E vamos combinar: estar presente todo o tempo é um pouco cansativo, sim.

- Em férias, os horários ficam mais flexíveis, mas as tarefas do dia-a-dia continuam a ser cumpridas.

- Se o filho ainda for bem pequeno ou bebê, vai precisar da sua ajuda para quase tudo. Desde as trocas de roupa, até banhos e refeições. Independentemente da idade, vai continuar a ter que escovar os dentes ao acordar e depois de cada refeição. Convenhamos que ficar atrás de criança para lembrar isso e outras coisinhas mais é um pouco aborrecido mesmo.

- Com a "programação intensa" da viagem, o quarto pode se transformar em um típico cenário de guerra. Ter alguém por perto para ajudar na organização da bagunça dos brinquedos e roupas espalhadas pelo chão é tudo de bom.

- Momentos para o casal se repetem com mais frequencia se a babá fica de olho nas crianças enquanto vocês esticam um jantar depois do show ou teatro. Isso significa também ter mais tempo para "você". Incluindo, claro, tarde livre para compras, sem pressa ou estresse de voltar correndo para render o maridão.

- Estes "momentos" de breves separações tornam a viagem mais agradável, sim, gerando sensivel melhora no bom-humor e estado geral da família.

- Mesmo que ela esteja viajando a trabalho, pode ser bacana proporcionar para sua babá a oportunidade de conhecer lugares tão distantes e diferentes.

E os contras:

- Nem todos tem um orçamento que permita a "extravagância" de incluir um outro adulto no roteiro. Levar a babá significa gastar mais em vários sentidos, começando em passagem aérea e hospedagem (quase sempre um quarto extra na reserva).

- Sem dúvida pesa bem mais no bolso. Pois vai ser necessário contar ainda com verba para alimentação, ingressos para parques, museus, transporte etc, além de outros direitos trabalhistas. Vale aqui o conselho, novamente: tudo depende da viagem que você está disposta a fazer e do quanto está a fim de desembolsar.

- Você vai precisar se preocupar com a parte burocrática da viagem que inclui emissão da documentação necessária, como passaporte e vistos.

- E se ela estranhar o clima? Ou não gostar da comida? Ficar doente? Dependendo do caso, você pode ter um trabalho dobrado.

- Uma das melhores coisas de viajar é estar em família. Férias promovem a convivência, aproximam pais e filhos. Estes momentos são únicos, fazem um bem danado. Se você é daquelas que trabalham muito o ano inteiro, às vezes, por a mão na massa e ficar grudada é muito saudável.

- Sogras, tios, padrinhos e avós podem se sentir meio "desprestigiados" se em vez de contar com a ajuda deles, você optar por levar uma babá. Pode rolar um climão!

- Babás nos dão conforto e são super-úteis, mas elas também gostam e merecem ter um descanso da gente. E se a ajudante não se animar com um escargot às duas da manhã?!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Todo mundo junto! (Ou não...)

Você que é mãe provavelmente já passou pelo pânico de perder (ou achar que perdeu) seu filho, por segundos que sejam, no meio de uma mega loja de departamentos ou na multidão. Imagine então passar por essa experiência em outro país. Só de pensar sentiu um frio na espinha? Pois então aqui vão conselhos de mães prevenidas.

- Ensine o filhote a procurar pessoas "oficiais". Funcionários da loja, pessoas uniformizadas, policiais, seguranças ao perceber que está perdido. Mesmo falando idiomas diferentes, eles vão dar um jeito de se entender nesta hora.

- Se o seu filho for mais velho peça a ele para decorar o número do seu celular ou o nome do hotel em que estão hospedados. Como pode ser complicado no exterior, a dica é escrever o número no braço dele, perto do pulso. Melhor não incluir o nome da criança, pois mal-intencionados podem usar isso para parecer mais amigáveis e íntimos.

- Se ele for mais novo, deixe um cartão no bolso do seu filho com essas informações e avise para ele usar em caso de emergência.

- Sempre o oriente, com cuidado para não exagerar no tom, a ficar por perto em locais grandes, cheios demais ou tumultuados. Lugares assim, em viagens, de vez em quando são inevitáveis.

- Quando sair com eles lembre sempre de carregar a bateria do telefone.

- Marque um ponto de encontro fácil de ser identificado. A entrada do supermercado, o T-Rex gigante da loja de brinquedos, o restaurante do museu.