quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Montreal, com Roberta e Antônio

Essa contribuição veio de NY. A Roberta acabou de se mudar para Manhattan com marido e filho. O Antonio é um pouco mais velho do que a Diana, tem quatro aninhos, e já viajou bastante. A última vez foi para Montreal - e a cidade me pareceu uma excelente opção para quem vai a NY e quer dar uma esticada em algum outro destino... que não seja a Disney! Com vocês, o que a Rob's recomenda! 

"Montreal é um daqueles lugares que faz com que a gente tenha a sensação de estar na Europa. A arquitetura, os museus e as igrejas preservam a história da cidade canadense, que teve colonização francesa e inglesa. Por muitos anos, ela foi considerada o grande pólo financeiro daquele país. Hoje, tem ares de cidade pequena, bem diferente da vizinha Toronto. As linhas de metrô – que ligam a uma gigante cidade subterrânea – permitem que os turistas fiquem perto das principais atrações turísticas. Por esses e outros motivos que, principalmente longe do inverno (que chega a 30 graus negativos), Montreal é uma excelente pedida para quem viaja com crianças. Seguem alguns programas imperdíveis:

Vieux Port – É no antigo porto da cidade que fica o Science Centre (http://www.montrealsciencecentre.com/home.html), que tem exibições e atividades exclusivas para crianças. Ali também funciona um IMAX de primeiríssima, com filmes 3D na programação. De lá, dá para ir andando até a Vieux Montreal (a parte antiga da cidade), outro passeio obrigatório.

Parc Maisonneuve – Ao redor e dentro desse parque ficam atrações que sempre fazem sucesso entre os pequenos. O Biodôme (http://www2.ville.montreal.qc.ca/biodome/site/site.php?langue=en) recria os ecossistemas com direito a bichos e fauna – de verdade – e o Olympic Park, construído para os Jogos de 1976, continua muito bem-cuidado. Ainda tem os Botanical Gardens (http://www2.ville.montreal.qc.ca/jardin/jardin.htm) e o Insectarium (http://www2.ville.montreal.qc.ca/insectae rium/en/index.php), um museu pequeno, mas repleto de insetos de todos os tipos e tamanhos.

Parc Jean-Drapeau – Duas pequenas ilhas compões o parque: a Ste-Hélène e a Notre-Dame. Na primeira, fica o surpreendente museu do meio ambiente, Biosphère, e o La Ronde, parque de diversões operado pela Six Flags (importante: durante o inverno ele fica fechado). Na segunda, que dá para chegar depois da travessia de uma ponte, estão o Circuito de Fórmula 1 Gilles Villeneuve e o Cassino de Montreal (obviamente proibido para menores).
Bagels – Dizem que as de Montreal são as melhores do mundo. Confesso que não sou especialista no assunto, mas ficamos apaixonados pelas bagels da Fairmount (http://www.fairmountbagel.com//). São mais de 20 tipos diferentes, que já foram até parar no espaço. Em 2008, um astronauta canadense levou 18 delas na espaçonave."

Um comentário: