sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pequeno Bob em Barcelona, Sevilha e Lisboa, por Germana Costa Moura

Germana é jornalista e corajosa. Mãe de Roberto, o "Pequeno Bob", que nas últimas férias fez roteiro de gente grande. O menino cruzou o oceano. E adorou! A seguir, a primeira de uma série de aventuras da família(a gente torce por isso)... 


 
Estava louca para contar para vocês a experiência de levar um moleque de menos de 3 anos para passear com seus pais pela Europa. Foi demais. No roteiro teve de tudo um pouco: de parque de diversão a monumentos históricos, de zoológico com show de golfinhos a jogo do Barcelona, de passeios por avenidas lindas até a pausa para um descanso naqueles cafés cheios de charme. Só que em vez do cafezinho e da água mineral, típico hábito deles, a mesa estava lotada de bonequinhos e um tiquinho a mais de barulho do que eles estão acostumados..

Como fomos atravessar o Atlântico com uma criança tão pequena?

Com a proximidade das férias, ainda no ano passado, começaram as dúvidas sobre que viagem nós faríamos. As primeiras opções incluíam Hotel Fazenda, Praia, Parques de Diversão (Beto Carrero porque a Disney, eu só cogito um pouco mais para a frente) etc. Fiz uma sondagem com amigas, todas com filhos já bem maiores do que eu, e ninguém jamais levou filho pequeno para uma viagem a Europa, mesmo aquelas que viajam com frequência. Nada contra praia ou parques! Quem não gosta de ficar curtindo um relax com todo o conforto? E os parques? Tenho certeza que vou curtir mais do que o Roberto e me acabar em todos aqueles brinquedos. Mas depois de 3 anos curtindo intensamente a vida de mãe e o mundo infantil, queria muito que as férias fossem familiares e não apenas 100% voltadas para ele. Além disso, meu marido branquíssimo não gosta de praia e já me deu de presente férias no Nordeste uns dez anos seguidos. Estava na hora de variar o cenário. E, finalizando, nós dois quase não nos vemos o ano inteiro. Temos horários completamente diferentes. A última coisa que eu queria era entrar em parques cheios, lotados, um barulhão etc etc. Queria ter a oportunidade de passear, conhecer coisas novas, sentar num café e papear. E sentir um friozinho para fugir desse calorão.

Como temos milhas sobrando (eu não falei que a gente quase não se vê? São inúmeras viagens a trabalho!) e amigos queridos em Portugal - amigos esses que ainda por cima têm filhos com idades bem próximas a do nossos filho - bastou meio convite da Joana para eu ja ir aceitando e topando a ideia de revê-la e passar uns dias com ela. Mas a questão central permanecia: o Roberto seria muito novo para fazer uma viagem, digamos, de adulto? Dá certo levar um moleque para Europa? E o custo?

A minha avaliação é que dá, sim, e muito. Adorei a experiência. Com um filho só é quase o mesmo custo de uma viagem a dois (a parte terrestre). Onde dormem dois, dormem três. E nós dois rachávamos todas as refeições! Fui com baixa expectativa. Daqui do Rio ia me convencendo que algumas coisas não iam dar certo e que não daria para fazer todos os programas. Por exemplo, eu achava quase impossível sair à noite e, na realidade, saímos algumas noites tranquilamente com ele no carrinho. Por outro lado, tinha certeza que ele ia amar o aquário de Barcelona e ele nem ligou. Acho que achou muito escuro, porque ficava procurando o lugar do cinema! Curtiu muito mais o carrossel bem bobinho que havia do lado de fora.

Nas cidades grandes, há inúmeras opções de lazer. Um parque urbano ou pracinha já é um programão para um menino de apenas 3 anos. É tudo lindo, charmoso, bem cuidado, cercado de flores. Em Barcelona, o Parque de la Ciudadela tem lago, barco para alugar, inúmeros brinquedos (em diversas áreas), gente patinando, labirinto de arbustos, cafés. Um sonho. E ali ainda tem o Zôo, com seu show de golfinhos de deixar qualquer um babando.







Em Lisboa, a Torre de Belem foi recriada por mim como um lugar de onde os grandes piratas (e não os navegadores) saiam para fazer suas descobertas. Não tem preço ver seu filho explorando cada cantinho da Torre - um dos patrimônios da humanidade - viajando como se estivesse num cenário de piratas. O mais engraçado é que quando chegamos lá havia um artista de rua, todo fantasiado de pirata, fazendo pequenas esquetes e tirando fotos junto aos visitantes. Uma moedinha de um euro e estava garantido o espetáculo. Roberto enloqueceu. "Eu não te disse, filho, que aqui havia um pirata?". Adorou! E pensar que ali pertinho está à venda o famoso Pastel de Belém. Dá mais saudade ainda.

Super curioso, prestava atenção em tudo! Fomos ao Castelo da Pena, em Sintra, onde ele procurou muito pela Rainha! Mas, que pena, ela não estava lá! Em Sevilha, na Casa de Pìlatos, com influência Árabe. ele andou procurando Aladim e Jasmim. De lá seguiu para um parque de diversões incrível com brinquedos e esquetes teatrais. E assim íamos mesclando programas para todas as idades.

Foram 17 dias em 3 cidades. Hoje, mais experiente, eu teria feito 12 dias em apenas 2 cidades.

A seguir um resuminho do que acho que dá certo ou não em viagens desse tipo. E você? Tem dicas para passar?

Deu certo



Clima - ele nem ligou para o frio, se adaptou super bem
Avião - nem sentiu a viagem noturna tanto na ida quanto na volta
Dormir em apartamentos alugados - além de mais baratos que os hoteis, os apartamentos são muito mais confortáveis e dão à criança a sensação de que está em casa. Até hoje ele fala "a nossa casa de Barcelona" (quem me dera!)
Ter um monte de DVDs em português e brinquedinhos sempre à mão.
É um alívio encontrar o Danoninho idêntico ao nosso e qualquer DanUp em qualquer mercadinho.
Museu - parece incrível, mas ele adorou o Museu Miró. Sua reação foi dizer todo empolgado "que legal!" e em seguida me explicar que se tratava de uma "pintagem com textura", como se fosse um trabalhinho da escola.
Parques e pracinhas em geral. A dica é ir de manhã, gastar bastante energia. Depois, colocá-lo num carrinho descansando enquanto os adultos aproveitam para fazer outros programas com mais calma (muitas vezes ele dormia).


Não deu tão certo



Não recomendo mais que 12 a 15 dias viajando. A gente abusou com 17 dias de viagem. Ele sentiu saudade de casa e nós estávamos cansados, loucos para revezar um pouco com a babá...

O fuso horário com 3 horas a mais foi bem cansativo para os pais. Antes de 1 da manhã, nada do Roberto dormir. Abrimos o sofá-cama na sala, espalhamos os brinquedos, para ver se ele ia se deixando levar pelo sono.... a casa era dominada por dezenas de bonecos. Na foto, Roberto completamente com sono cercado de sua coleção.




TV em espanhol. É muita informação para a cabeça dele processar. Eu senti que ele ficava muito ligado tentando entender tudo. Quando desliguei a TV, ele relaxou mais e conseguiu desacelerar.

Comida - que saudade do prato infantil no Brasil e de pedidos como "dá para ver mais uma porção de arroz?". Isso não existe lá fora. Ele estava com tanta saudade do arroz, que cozinhamos em casa! No quesito gastronomia, não consegui variar quase nada o cardápio. Qualquer iogurte ou suco novo era rejeitado, então parei de arriscar e saí comprando só o que era bem parecido com o que ele estava acostumado (uma pena!)

Cidade pequena, como Sevilha. Lá é interessante e tem um Parque de Diversões ótimo. Mas as cidades maiores são realmente mais indicadas!

Adorei a experiência e acho que, só de termos ficado 17 dias nós 3 juntos, já valeu a pena. Foi ótimo ver que não existe bicho de 7 cabeças e eles se adaptam facilmente e dá para fazer diversos programas com eles.

Que venham as próximas férias!!! 

 

10 comentários:

  1. Germana, eu sou fã do seu marido (já conhecia o pequeno Bob do twitter), agora sou sua fã tb !! Amei o post e, claro, as dicas !!
    A viagem de vcs foi incrível ... E eu, por sorte, vou fazer quase que o mesmo roteiro ! Me dei super bem ! Vou copiar e colar tudo !! Vamos agora em abril com nosso filho de 1 ano e 6 meses. Tb me acho meio louca, mas acho q vai ser o máximo !!
    Posso pedir mais dicas ??
    Vcs foram em q mês ? Qual era a temperatura ? E as roupas para o pequeno?
    Vc poderia me passar a dica de apto em Sevilha ?
    Em Portugal vamos ficar em um apto de uma amiga.
    Ah, como vcs foram de LIsboa para Sevilha ? De carro ou avião?
    Nós não vamos para BArcelona, pois já conhecemos ...
    Vs foram direto de Sevilha para BArcelona então, né?
    Adorei tudo !!!
    Se tiver mais dicas, vou amar !!!
    Obrigada !!!
    Renata, mãe do Matheus




    Pena q eu nao consegui ver as fotos ...

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, aqui é a Luisa. Vi seu comentário agora. Vou encaminhar esas perguntinhas pra Germana e te dou notícias. Obrigada pela visita, volte sempre! um beijo e ótima viagem pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata, tudo bem? Aqui fala Germana. Não se sinta meio louca: vai com fé! Vai dar tudo certo. Eu fui em janeiro (na verdade, cheguei lá dia 30/12), e peguei temperaturas variando entre 9 e 15 graus. Escolhi a Pensínsula Ibérica exatamente por ser menos frio (mas ainda assim bem frio, claro, para os padrões cariocas) do que outros destinos mais ao norte da Europa. Enquanto Paris tremia de baixo de neve e Heathrow, em Londres, estava fechado para qualquer vôo por causa da nevasca, as cidades que eu escolhi estavam com um frio bastante razoável, nada impossível de se levar. E olha que eu sou bem friorenta.
    (continua)

    ResponderExcluir
  4. Cotinuação

    Bom, as roupas para o pequeno eu peguei TODAS emprestadas. Fiquei com pena de gastar em compras nesse tipo de roupa já que a viagem seria bem curta e ele dificilmente usaria a mesma roupa novamente, seja porque aqui não faz frio, seja porque quando chegar o inverno ele já terá crescido muito. Tenho amigas com bastante experiência que já passaram diversos invernos com a filharada no exterior, então até sobraram opções de calças e casacos. Mas se esse não for o seu caso, não fique preocupada: compre 1 única roupa quente aqui (na Loja do Inverno ou similares, mas são muito muito muito caras) e o resto vc agita por lá. Em qualquer C&A e supermercados, vc encontra coisas LINDAS e não muito caras. Eu peguei a época de liquidações (após o Natal) e fiquei me segurando para não comprar porque os preços estavam bons. Só não adquiri nada muito pesado para ele pelos motivos que já expliquei: as roupas iam ficar encalhadas no armário.

    Ainda no item roupas: leve tb roupas mais ou menos leves para ele brincar em casa. Não adianta só casacões, tem que ter alguma coisa meio termo tb. Se eu nao me engano, para 17 dias, levei umas cinco ou seis calças, uns dois casacões (mas ele só usou um, implicou com o outro) e diversas blusas de manga comprida e camisetas termicas.

    (continua)

    ResponderExcluir
  5. continuação

    O apê de Sevilha eu achei pelo google. Busquei assim Sevilla rent flat. Acabei escolhendo essa empresa (mas existem inúmeras): http://www.sevilla5.com/ A minha opção foi por um apê de 2 quartos no bairro de Santa Cruz, que é mais histórico e perto de tudo.

    Sevilha tem um inconveniente: muitas ruas não passam carro e é facil se perder ali. Andar de carrinho por aquelas ruelas tb não é a coisa mais simples do mundo. Então na hora de escolher, observe bem o mapinha do seu apê e veja se ele fica perto de alguma avenida maior e não lá no meio do labirinto de ruas. Uma opção que eu tinha adorado era o Apartment San Esteban, que fica ao lado de uma dessas avenidas largas e próximo ao parque e aos Jardins de Murillo. Acabou que meu marido preferiu ficar em outro, de frente para uma pracinha toda típica do lugar. Pergunta se não nos arrependemos? Ter uma rua que passe um táxi na porta é uma mão na roda com criança... ainda que tenha menos charme do que ficar la no meio do tititi dos pedestres.

    (continua)

    ResponderExcluir
  6. continuação

    Bom, sobre o trajeto Lisboa-Sevilha, a UNICA forma de se chegar é de carro ou avião! Uma decepção para quem conhece os trens europeus. Fiquei arrasada. Acredite se quiser, para ir de trem a uma distância tão curta (menos de 400 km), a pessoa tem que pegar um trem Sevilha-Huelva na fronteira, do lado espanhol. Depois, atravessa de ônibus. Pegar outro trem do lado de lá. Ridículo, ne? Se vc alugar um carro ate Huelva, são 60 euros. Se vc deixar seu carro dez metros adiante, já em Portugal, paga 600 euros. Sim, dez vezes mais. Fiquei furiosa. Eu queria evitar o avião porque ja tinha voado entre Barcelona e Sevilha e o nosso filho enjoou bastante no vôo. Tb queria muito que ele andasse de trem. Acabei fazendo uma coisa que nem sei se era a melhor: aluguei um taxi por uns 200 euros para me deixar no Faro, sul de Portugal (2 horas de viagem) e, de la peguei um trem parador (daquele que gasta horas parando em cada cidadezinha, um saco)para chegar a Lisboa. Outra opção seria ir de trem bala ate Madri (2 horas e meia de trem), passar o dia todo em Madri (mil passeios legais...) e pegar o trem noturno, com caminha e tudo, para acordar em Lisboa. Não fizemos isso porque não queriamos andar para tras para depois andar para frente. Mas de que adiantou? pelo nosso esquema taxi-trem passamos o dia inteiro viajando, um desperdício!

    Espero ter tirado as suas dúvidas.
    beijos e boa viagem
    Gê e Pequeno Bob

    PS: eu sei que vc ja conhece Barcelona, mas gostamos mais de Barcelona do que de Sevilha. Sevilha é linda, mas Barcelona é Barcelona! E para criança acho que cidades maiores são mais interessantes, com mais opções e infra-estrutura, restaurantes etc! Vcs pensaram em Madri? Seria uma ótima opção tb.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Finalizando: em abril, a temperatura vai estar um show. Sevilha é bem quente no verão (eu ja peguei 48 graus la em agosto uma vez.. cruzes), vale a pena investigar direitinho como é e abril para acertar a mão na roupa. Eu escolhi Sevilha no inverno exatamente para fugir do friozão da Europa, então pegue leve nos casacos. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Uauuuu!!!!
    Super obrigada, Germana!! Que dicas , que detalhes, obrigaaaada!!
    Anotei tudo !!
    Queria perguntar mais ... Pode ?
    Dica de mãe sempre vale mais ...hehehehe.
    Em Lisboa, vcs alugaram carro ? É que vamos ficar em um apto em cascais e tô com medo de ser perrengue pegar ônibus e bonde toda hora, com carrinho. O q vc achou ? Tanquilo ? Tb me disseram q tem muita ...
    Amei as dicas de roupas. Vou pegar emprestado um casaco de vento com uma amiga e comprar um roupa térmica para ele. Acho q nao vai estar tanto frio assim, mas só para não arriscar muito, acho q vale levar um ao menos.
    Nós não vamos à Madrid. Depois de ler os seus acertos e erros da viagem, fechamos nossa programação em 11 dias de viagem e com apenas 3 paradas: Lisboa, Sevilla e Granada. Vão ser 6 noites em Lisboa, 3 em Sevilha e 2 em Granada. Madri vai ficar para a próxima viagem ... Minha amiga q mora em LIsboa disse que a cidade é muito cheia e que com criança poderia ser um pouco agitada demais.
    Então, Germana, se vc puder me ajudar com essa dica de carro em Lisboa, vou amar !! Sevilla, vcs fizeram tudo a pé, né?
    Super obrigada pela paciência em responder, sei q vida de mãe é super corrida. D mae jornalista então ... Uhuhuhu !
    Beijo grande,
    Rê, mãe do Matheus

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Sou uma mãe portuguesa em busca de férias diferentes para a minha família - marido, filhos de 6, 10 e 13 anos - e descobri este vosso interessante blog! Obrigada pelas vossas dicas!
    Não resisti em espreitar o que diziam sobre a minha cidade de Lisboa e também não resisto em deixar-vos um contacto para se quiserem usar o nosso pequeno apartamento para as vossas férias em Lisboa (atualmente vivemos mais a Sul no Alentejo e por isso adaptámos o nosso apartamento de Lisboa para poder ser alugado por períodos de tempo curtos/médios). Tem quarto de criança e vista sobre o Tejo. Podem visitar o site inglês onde o postámos e contactar a Maria que é uma ótima anfitriã - http://www.homeaway.co.uk/p1030307#photos. Divirtam-se!
    Rita

    ResponderExcluir
  10. Olá. Vamos viajar com nossa bebe de 1 ano e meio em abril para Barcelona. Pensamos em passar um dia em Girona, 2 noites em Valencia e 3 noites em Sevilha. 3 noites em Sevilha sao suficientes?

    ResponderExcluir