quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fortaleza com João e José

Nas últimas férias, me vi diante de um impasse. Queria viajar com as crianças, dois pequenos adoráveis, em idades e fases distintas. João, sete anos: animado e radical. José Francisco, acabando de entrar na roda aos oito meses: sombra ,água fresca e nada de longas distâncias.
Pra completar, eu estaria sem marido.
Assim, todos os caminhos acabaram nos levando a Fortaleza(destino que o João insistia todos os anos pois sonhava conhecer o "Beach Park"). Optamos pelo nordeste e o que posso dizer? Fomos muito, muito felizes...


Amo cidade, lugares cheios de vida e coisas pra se fazer, ver e visitar. Mas praia é cem por cento relax. Pra esquecer de tudo, nada como um mergulho na água morninha, um passeio no por do sol. E para as crianças, sem dúvida aquilo parece mesmo um pequeno pedaço de paraíso. No Porto das Dunas, registramos o primeiro mergulho de mar na vida do José Francisco. E lá também, presenciei cenas do João se acabando de brincar e correr nas areias sem fim; até chorar na despedida, dizendo que aquela foi a "melhor de todas as viagens da vida dele".


Existem muitas opções de hospedagem  na Beira-Mar, em Fortaleza. Como não alugamos carro,  decidimos ficar a 25 quilometros da cidade, na própria praia do Beach Park, muito bonita e nem um pouco lotada, por sinal. O complexo do parque aquático inclui dois resorts excelentes. Mas achamos que seria um pouco "Beach Park" demais e a idéia era também explorar a região, mostrar Fortaleza para o João. Ficamos então no Oceani Resort, um hotel simples, sem luxo, mas com uma boa estrutura de resort. Os recreadores eram extremamente simpáticos e prestativos e a comida, incluída na diária, bem saborosa(levando-se em conta o esquema de buffet).


Compramos um passe de sete dias para o parque que funcionou muito bem. Podiamos entrar e sair diversas vezes, sem pressa para curtir as atrações, sem risco de ficar meio "over". O parque ficava a apenas 500 metros do nosso hotel, mas a graça, claro, era pegar carona nos buggys estacionados na praia, que cobravam 10 reais pela corrida.


O Beach Park é muito legal, diversão certa para várias idades (bebês, crianças, adolescentes e até papais e mamães mais animadinhos). Organizado, seguro, limpo. O JF aproveitou bastante os brinquedos bem coloridos, com esquichos de água e ondinhas artificiais. João, em busca de emoções radicais, experimentou quase tudo que sua estatura permitia. Só se frustrou ao ser 'barrado' algumas vezes, na porta de algumas atrações(os funcionários, como deveriam ser aliás, são inflexíveis: meio milímetro a menos é meio milímetro MESMO). Mas tudo bem: o garoto já arrumou uma ótima desculpa para voltar "quando crescer mais um pouquinho" rsrsrss. E como as decepções fazem parte da vida, melhor relaxar, curtir e repetir ao máximo as atrações liberadas, que não eram poucas.


Mas o legal é que a região não se resume apenas ao Beach Park. A cidade é ótima, cheia de restaurantes e shoppings, com boa infraestrutura. E os passeios, pelas redondezas, uns mais próximos, outros nem tanto, todos lindos. Pena que alguns eram meio cansativos para bebês. Fiquei com água na boca, mas Canoa Quebrada, Jericoacara e Cumbuco tiveram que ficar pra próxima.


Agendamos no entanto no hotel um passeio de buggy para a Lagoa do Uruaú, onde o João se acabou no tobogã natural das dunas, e visitamos também o centro das rendeiras, na Prainha. Muito legal ver de perto um pouco da arte feita por aquelas senhoras. Na volta, vimos as jangadas voltando do mar, abarrotadas de peixes. Uma festa!


Em Fortaleza, visitamos o Mercado Central, o maior centro de compras do estado, que vende de tudo um pouco. Ou muito de tudo. Comida, toalhas de mesa, redes, paninhos, vestidos... A mulherada quase enlouquece. Os meninos foram pacientes até que o prazo expirou (ainda bem porque senão o prejuízo seria imenso).
De lá fomos direto conhecer o Centro Cultural Dragão do Mar, 30 mil metros quadrados dedicados a arte e a cultura do nordeste e do Brasil. O prédio é bacana demais e as exposições quase todas gratuitas. João ficou interessadíssimo na história de Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, conhecido como o Dragão do Mar, um símbolo da resistência popular contra a escravidão. Também ali, o Joca ouviu falar pela primeira vez em literatura de cordel e do grande poeta popular e um dos principais representantes do estilo, o internacionalmente famoso Patativa do Assaré.


Deixamos o Ceará com a melhor das impressões, aquela vontade imensa de ficar mais um pouquinho e a certeza de que vamos voltar. Logo, de preferência!

Ah, o nordeste...

7 comentários:

  1. Lu, essa viagem está muito nos meus planos! Adorei as dicas (pra variar, né?)!

    ResponderExcluir
  2. Cris, não é exagero: nós todos amamos de paixão e queremos muito voltar! Não deixe de fazer os passeios(JF meio pequeno para a maioria), parece que são muito legais!

    ResponderExcluir
  3. Que bom achar seu blog... estou fechando no Oceani e gostaria de detalhes sobre o hotel...sobre o que fazer (além do beach park) vou com marido e duas crianças de 6 e 2 anos...como vc foi para Fortaleza (taxi, carro?)

    ResponderExcluir
  4. oi christiane! desculpa a demora! estava viajando(colhendo material para o Blog - ehehehe)... não sei se você vai ler isso a tempo...o oceani é um bom hotel. não espere muito. apesar do precinho salgado, não é muito luxuoso. na verdade era um antigo hotel ibis que eles adaptaram. puseram uma boa piscina e tem um esquema de resort, com refeicoes e uma recreacao bacaninha. é honesto. o bom é que fica dentro da praia(que é maravilhosa) e muito pertinho do beach park. para fortaleza fui de taxi. arrumei uma indicacao no proprio hotel e fechei um preço com o motorista. mas como voce vai com o seu marido, talvez valha a pena alugar um carro. assim voces podem fazer outros passeios... sei lá..de repente vale pensar nisso. aqui no blog tem uma dica também de um site para aluguel de casas lá. nao sei se é tarde demais pra isso, mas também pode ser uma opção. bem, espero ter ajudado. uma otima viagem pra voces!! na volta escreve com dicas e suas impressoes! beijos, luisa

    ResponderExcluir
  5. Olá Cris, boa noite.
    Amanhã estarei indo com minha esposa e filha (3 meses) para Fortaleza e Canoa quebrada.
    Alguma dica (ou contra-indicação) pra criança pequenina assim? Voltarei com atualizações pro blog!!! hehe
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. OLHOS DE CURUMIM

    Quando a natureza despertou
    Ele adormeceu em devaneios
    Bombardeado com os seus encantos

    Despertado ele passou a observá-la
    Em cada detalhe
    Em cada canto.

    Seus olhos: eram o sol
    A terra: sua pele trigueira
    Seus cabelos: as matas
    Os rios: o sangue que lhe corria
    Seus pulmões: o ar fresco
    Sua voz: o vento
    A chuva... Seu pranto!

    Ele percorreu a floresta
    Subitamente, no meio do caminho
    A encontrou deserta -
    A natureza começou a chorar...

    Suas lágrimas caíram do céu
    Entristecendo o curumim.
    Ele apontou sua flecha
    E atirou ao infinito...

    ...Tupã a recolheu
    Encontrando uma mensagem:
    “Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem.”

    Dê: Agamenon Troyan
    (machadocultural@gmail.com )
    Parte integrante do livro (O ANJO E A TEMPESTADE)

    ResponderExcluir
  7. olá.. adorei seu blog.. vou pra Fortaleza nas proximas ferias e estou "colhendo" informações.. rsrsrrs sabe algum lugar para alugar carro.. tbm estarei com bb de 2 anos e queria facilidade....rsrsr vi em suas dicas que seria melhor alugar carro..

    dicasrosa.blogspot.com.br

    Paula

    ResponderExcluir