quinta-feira, 25 de junho de 2009

Viagem de avião

Encarar horas de viagem em poltronas quase verticais, com pouquíssimo espaço para as pernas, luzes que acendem subitamente em nossos olhos em plena madrugada, filas intermináveis para os toaletes. A idéia de passar horas a fio dentro de um avião e ainda por cima em companhia de uma criança pequena pode não ser das mais atraentes. Mas infelizmente ainda não foi inventado um meio de transporte mais indicado para longas travessias. Então, se é inevitável, melhor relaxar e tirar proveito da experiência. Até porque, sob o ponto de vista dos pequenos, tudo parece bem mais divertido e andar de avião pode ser uma mesmo grande aventura.

As incríveis máquinas voadoras exercem verdadeiro fascínio sobre as crianças. Por isso, nos momentos iniciais da viagem, a dica é deixar que elas explorem o ambiente, testando a utilidade de cada botão, retirando cobertores e travesseiros das embalagens plásticas e até se distraindo com folhetos que contenham as instruções de segurança. Infelizmente este "momento novidade" dura apenas alguns minutos, no máximo meio hora.

O que fazer então com, na melhor das hipóteses, as outras oito horas de duração de uma viagem internacional? Aí vai uma segunda e importante dica: evitar voos diurnos. Uma vez voltando de Los Angeles, o João, em um momento de tédio profundo, decidiu bater o próprio recorde de velocidade nos corredores apertados da aeronave. Outra vez, vindo de Portugal, aos cinco anos de idade, ele resistiu bravamente graças a ajuda da telinha individual das poltronas da aeronave mais moderna, mas decidiu cochilar nos minutos finais de voo, dificultando consideravelmente o desembarque.

Viajar durante a noite praticamente descarta estes riscos. Às vezes eles pegam no sono até mesmo antes da decolagem. Para os insones, a sugestão é uma espécie de "kit entretenimento". Por isso, atenção: todo cuidado é pouco na hora de arrumar sua mala de mão. Alguns itens que consideramos infalíveis:

- Objetos que ajudem a criança a "embalar" no sono. Chupetas, mamadeiras, bonequinhos ou bichinhos que façam parte do "ritual" da hora de dormir em casa são fundamentais.

- Gibis recém-comprados no aeroporto para os mais velhos, revistas para colorir, giz de cera, livrinhos com poucas páginas que não pesem muito não na mochila. Estas novidades podem entretê-los por um bom tempo.

- Invente um diário de bordo, ou seja, caneta e papel para anotar as primeiras impressões. Escrever a várias mãos a história da viagem, começando pelo avião e depois passando pelos lugares visitados, pode ser uma belíssima recordação para o resto da vida. Essa aventura começa a ser contada ainda na poltrona do voo de ida.

- DVD portátil: um dos melhores investimentos para viagens longas. Levar de surpresa um filme novo, então, é tiro certíssimo, vai agradar e garantir horas de tranquilidade total. Só não se esqueça de carregar o aparelho antes de sair de casa, senão a frustração pode ser fatal.

Outras dicas para uma viagem sem maiores turbulências:

- Um pijaminha de manga comprida, para resistir ao frio da cabine e para o filhote desembarcar em seu destino lindinho, sem roupa amarrotada.

- Todos os aviões são equipados com kits de remédios para primeiros socorros. Mesmo assim, vale a pena separar em recipientes menores um bom xarope, o anti-térmico da sua preferência, uma solução nasal para ajuda-los a enfrentar a secura do ar e até um bom hidratante. Lenços umedecidos para mil e uma utilidades são recomendadíssimos.

- Não economize nas roupas extras. Acidentes com líquidos acontecem, ainda mais com crianças por perto. Levar uma muda de roupa sempre é recomendadíssimo, assim como um bom casaco para o frio do avião e, muitas vezes, do desembarque.

- Ah, sim! Importantíssimo: para evitar fortes emoções, separe, com algum tempo de antecedencia e em lugar bem visível todos os documentos necessários. Passaportes e vistos dentro da validade. Código da reserva da companhia aérea e vouchers de hoteis, carros e etc. E, para o caso de crianças que viajam acompanhadas apenas de um dos pais, é necessário uma autorização com assinatura reconhecida em cartório feita pelo outro pai. Sem isso, a criança não embarca, como pudemos comprovar uma vez. E acreditem, a experiência não é das melhores.

No mais, apertem os cintos e aproveitem cada minuto desta deliciosa aventura que é viajar com os filhos. Ver coisas novas ou revisitar lugares sob o ângulo das crianças é altamente recomendável. Imperdível. Não esqueçam da máquina fotográfica e boa viagem!

2 comentários:

  1. Outra dica para quem tem neném: amamentar (peito ou mamadeira) na decolagem e pouso, para evitar dor de ouvido!

    ResponderExcluir