terça-feira, 26 de outubro de 2010

Berlim & Munique, por Verônica Peixoto

Verônica Peixoto é fotógrafa e foi recentemente para a Alemanha com o marido e os dois filhos, Gabriel e Theo, de 10 e 8 anos. Os meninos estudam numa escola alemã no Rio e num primeiro momento a ideia de viajar para Berlim e Munique surgiu para praticar a língua e para sentir a cultura. A família adorou e Verônica nos conta por que em um resumo dos melhores momentos da viagem.

Passeio obrigatório com as crianças em Berlim é pairar de balão sobre a cidade. São 15 minutos, preço justo, olhos arregalados. http://www.air-service-berlin.de/index.php5?page=11-0-0-0-1-2-2&lang=2. Na área cultural, existe a Ilha dos Museus, um patrimônio da humanidade, com cinco prédios que reunem de achados arqueológicos a arte europeia. (Leia mais: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1266131,00.html). Em frente, de brinde, tem um parque ótimo, com a réplica de um castelo medieval. "Aliás, o que mais existe em Berlim são parquinhos inteligentes com labirintos, brinquedos artesanais, feitos de pneus, em todos os bairros." E ainda: o zoológico é imperdível, assim como o aquário: http://www.zoo-berlin.de/. E, claro, as bicicletas... a família inteira curte a aventura, que normalmente começa Portão de Brandenburgo.

Em Munique, a grande atração para os meninos fanáticos por futebol é o estádio do Bayern - onde é possível visitar o campo, os vestiários, comprar lembrancinhas. Outra parada imperdível é o Deutsches Museum (http://www.deutsches-museum.de/), considerado por muita gente o melhor museu de ciência e tecnologia do mundo. Theo e Gabriel curtiram uma tarde inteira por lá.

Os castelos nos arredores de Munique ficaram para uma próxima oportunidade. E, de curiosa que sou, ainda pesquisei outros passeios, como o Englischer Garten - um parque imenso que se espalha do centro de Munique (perto da Odeonsplatz) até o Norte da cidade, com gramados, colinas, lagos, diversão garantida para a criançada e para os pais. E o Hellabrunn, zoológico de 23 hectares, 5000 animais, atividades interativas, passeios de camelo, ponte que balança. Parece que vale a visita: http://www.tierpark-hellabrunn.de/index.php?id=7&L=1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário